segunda-feira, 12 de novembro de 2012

3o. ano - Finalistas do Colégio São Gabriel e suas atividades do 4o. Bimestre 2012



Para o melhor rendimento dos resultados de aprendizagem dos alunos do 3o. ano do Colégio São Gabriel turma 2012, segue abaixo os cincos trabalhos a serem feitos e entregues no formato padão, conforme o modelo passado pelo professor durantes as aulas ministradas na Língua Portuguesa
1o. trabalho: Texto dissertativo- argumentativo (folha padão) -  (Vale 5 pontos)
2o. trabalho: Literatura Contemporânea - Clarice Lispector (Vale 5 pontos)
3o. Trabalho: Avaliação - A regência na construção do texto - semântica e discurso Vale 5 pontos

Colégio São Gabriel            Colégio “São Gabriel”       

1.                   Considerando a regência do verbo varrer e a do adjetivo cheia, no contexto, é possível estabelecer relações entre elas e o conteúdo da canção. Identifique quais dos itens seguintes correspondem a relações corretas.
a)                   (     ) Agente da ação de varrer, o vento age diretamente (sem preposição) sobre as coisas e seres que o circundam.
b)                  (      ) Varrer é verbo transitivo direto, o que pressupõe uma ação direta do eu lírico sobre as coisas e seres que o circundam.
c)                   (      ) A regência do adjetivo cheia sugere uma atitude passiva do eu lírico, que fica imóvel diante da ação do tempo.
d)                  (      ) A regência do adjetivo cheia (de) sugere o que fica acumulado, para o eu lírico, da experiência vivida, apesar (e em razão) da ação devastadora do vento.

2.                   Na ultima estrofe, há uma síntese da ação do vento e da condição do eu lírico. Segundo o texto,  “o vento varria tudo!” e a vida do eu lírico ficava “cada vez mais cheia de tudo”. Indique ao menos dois sentidos para a palavra cheia nesse contexto .
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
..............................................................................................................................................................................................

3.                   Qual dos seguintes temas podemos considerar como o tema central do poema?
a)                   (      ) A efemeridade do tempo e da natureza.
b)                  (      ) A importância humana diante da natureza.
c)                   (      ) O cotidiano massacrante da vida.

4.                   O anúncio é um texto que apresenta linguagem verbal e linguagem não verbal:
a)                   Cruzando o enunciado com a imagem do anuncio do livro, nesse contexto, qual a simbologia da rosa vermelha?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5.                  Compare os trechos do anúncio:                    “ À MULHER se oferece...”
“homenagear as mulheres”
a)                   Explique por que a palavra à, do 1º trecho, recebeu o acento indicativo da crase. O que justifica o emprego desse acento?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)                  Por que  o a do 2º. Trecho não recebeu o acento grave?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c)                   Que diferença semântica há entre MULHER, no singular e com maiúsculas, e mulheres, no plural e com minúsculas?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6.                   O anuncio foi publicado num jornal de grande circulação, no dia 8 de março, homenageado o Dia Internacional da Mulher.
a)                   Observe o logotipo, na parte inferior. Quem faz a homenagem? .........................................................................
b)                  A quem o anúncio se dirige? .................................................................................................................................




  4o. Trabalho - Avaliação geral de aprendizagem de todos os contéudos trabalhados no 3o. ano (livro) e  de outros assuntos abordados durante as aulas de Língua Portuguesa, como é o caso de Elaboração de projetos e da Redação técnica (apostila), além da redação dissertativa. Vale 7 pontos

5o. Trabalho: TCEM (trabalho de conclusão de Ensino Médio)-  O aluno(a) irá escolher um tema/assunto/conteúdo para ser apresentado aos colegas e professor durante as aulas de Língua Portuguesa a partir do dia 20 de novembro. O tema escolhido pelo(a) aluno(a) será sintetizado em papel ofício A4 (digitado ou manual - com caneta esferográfica azul ou preta) e entregue para o professor no dia 19 de NOVEMBRO (segunda-feira) SEM FALTA. Não será aceito o trabalho em papel almaço ou a lápis.     Vale 8 pontos

Qualquer dúvida consulte o professor (97) 8100-1201 (97) 9145-9959

E boa sorte para você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário