Para o melhor rendimento dos resultados de aprendizagem dos alunos do 3o. ano do Colégio São Gabriel turma 2012, segue abaixo os cincos trabalhos a serem feitos e entregues no formato padão, conforme o modelo passado pelo professor durantes as aulas ministradas na Língua Portuguesa
1o. trabalho: Texto dissertativo- argumentativo (folha padão) - (Vale 5 pontos)
2o. trabalho: Literatura Contemporânea - Clarice Lispector (Vale 5 pontos)
3o. Trabalho: Avaliação - A regência na construção do texto - semântica e discurso Vale 5 pontos
Colégio “São Gabriel”
1.
Considerando
a regência do verbo varrer e a do adjetivo cheia, no contexto, é possível
estabelecer relações entre elas e o conteúdo da canção. Identifique quais dos
itens seguintes correspondem a relações corretas.
a)
( ) Agente da ação de varrer, o vento age
diretamente (sem preposição) sobre as coisas e seres que o circundam.
b)
( ) Varrer é verbo transitivo direto, o que
pressupõe uma ação direta do eu lírico sobre as coisas e seres que o circundam.
c)
( ) A regência do adjetivo cheia sugere uma
atitude passiva do eu lírico, que fica imóvel diante da ação do tempo.
d)
( ) A regência do adjetivo cheia (de)
sugere o que fica acumulado, para o eu lírico, da experiência vivida, apesar (e
em razão) da ação devastadora do vento.
2.
Na
ultima estrofe, há uma síntese da ação do vento e da condição do eu lírico.
Segundo o texto, “o vento varria tudo!”
e a vida do eu lírico ficava “cada vez mais cheia de tudo”. Indique ao menos
dois sentidos para a palavra cheia
nesse contexto .
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
..............................................................................................................................................................................................
3.
Qual
dos seguintes temas podemos considerar como o tema central do poema?
a)
( ) A efemeridade do tempo e da natureza.
b)
( ) A importância humana diante da
natureza.
c)
( ) O cotidiano massacrante da vida.
4.
O
anúncio é um texto que apresenta linguagem verbal e linguagem não verbal:
a)
Cruzando
o enunciado com a imagem do anuncio do livro, nesse contexto, qual a simbologia
da rosa vermelha?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5.
Compare
os trechos do anúncio: “ À MULHER se oferece...”
“homenagear as mulheres”
a)
Explique
por que a palavra à, do 1º trecho,
recebeu o acento indicativo da crase. O que justifica o emprego desse acento?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)
Por
que o a do 2º. Trecho não recebeu o
acento grave?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c)
Que
diferença semântica há entre MULHER, no singular e com maiúsculas, e mulheres, no plural e com minúsculas?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6.
O
anuncio foi publicado num jornal de grande circulação, no dia 8 de março,
homenageado o Dia Internacional da Mulher.
a)
Observe
o logotipo, na parte inferior. Quem faz a homenagem?
.........................................................................
b)
A
quem o anúncio se dirige?
.................................................................................................................................
5o. Trabalho: TCEM (trabalho de conclusão de Ensino Médio)- O aluno(a) irá escolher um tema/assunto/conteúdo para ser apresentado aos colegas e professor durante as aulas de Língua Portuguesa a partir do dia 20 de novembro. O tema escolhido pelo(a) aluno(a) será sintetizado em papel ofício A4 (digitado ou manual - com caneta esferográfica azul ou preta) e entregue para o professor no dia 19 de NOVEMBRO (segunda-feira) SEM FALTA. Não será aceito o trabalho em papel almaço ou a lápis. Vale 8 pontos
Qualquer dúvida consulte o professor (97) 8100-1201 (97) 9145-9959
E boa sorte para você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário